"As portas da perçepção foram abertas, tudo passa a ser como realmente é: infinito". O efêmero passa a ser intenso, mais intenso do que nunca. A vida é vista no seu sentido pleno, nada se esvai a ela. Não há mais fim nem começo, a mentira confunde-se com a verdade, no fundo sempre foi o mesmo. E...O portal da mente é aberto...

sábado, 25 de setembro de 2010

O Teatro Mágico

Bom, tenho certeza que ao ler o titulo, alguns poucos seguidores e colegas que ainda lêem meus textos podem provavelmente pensar “demora um tempão para postar algo e quando posta lá vem ele falar daquela banda de novo, e de toda aquela ladainha de musica livre”.
            Poderia sim vim falar mais uma vez desta trupe que vem causando uma revolução na musica brasileira com um estilo único e que tem encantado e conquistado diversos fãs em todo o país. Entretanto neste texto pretendo discutir e esclarecer a idéia original do “Teatro Mágico”. Ao contrario do que alguns podem pensar esta “idéia” existe muito antes da banda, é um “conceito” (Se conseguirem ler até o fim este texto, vocês vão ver que vai muito além disso) presente no livro de Herman Hess “O Lobo da Estepe” e é o pano de fundo para Fernando Anitelli e sua trupe.

Um breve resumo da obra


 Após concisa caracterização do protagonista (Harry Haller) no prefacio, a historia do livro de fato começa com as "Anotações de Harry Haller, só para loucos",.
          Harry é um cinqüentão que não vê sentido nenhum em sua vida, ele portanto se intitula um "lobo da estepe", pois se encontra sempre a margem das outras pessoas, e vive uma situação critica, planejando até o dia do suicídio. Passa seus dias a ler livros, fumar e beber.
Certa vez quando ia a um bar, encontra um letreiro num muro antigo, em que se encontra a escritura, "O teatro mágico. Entrada só para raros". No asfalto lê "Só para loucos". Mais tarde quando retornava do bar encontra um sujeito, que lhe dá um panfleto, "O tratado do Lobo da Estepe", que descrevia todo intimo da principal personagem, Harry Haller, após a leitura do tratado, a situação de Harry só piora, e quando está decidido a abrir a "saída de emergência” (suicídio), encontra Hermínia,  a partir daí então a vida de Harry muda totalmente, mais tarde conhece outras personagens fundamentais para a historia, Pablo e Maria que junto com Hermínia o faz conhecer o “Teatro mágico”...




O Teatro Mágico

            Creio que aqueles que suportaram o texto até aqui devem estar se perguntando: o que fez Harry Haller mudar de pensamento, e finalmente encontrar um sentido em sua vida? O que é que havia de tão especial neste tal de teatro mágico?
          O Teatro Mágico caro leitores, é um mergulho dentro do ser, do seu próprio ser. Ao se conhecer Harry Haller descobre que não possuía apenas uma personalidade dupla (o lobo e o homem como imaginava), e sim diversas. É o conhecimento sobre si mesmo, a compreensão de que somos uma constante metamorfose, e que não precisamos ser definidos (isso me lembra o “quem sou?” dos sites de relacionamentos). Cada qual tem seu “Teatro Mágico”, todos temos fantasmas, palhaços, monstros e heróis. Entender-nos e compreender a variedade do que somos nos faz perceber melhor a vida sob todas as suas faces. Adentrar no “Teatro Mágico” é descobri que cada um de nós é raro, e que carregamos personagens únicos, magníficos e especiais.


Desperte O Teatro Mágico que há em você
           

5 comentários:

  1. É... Tá melhorando, Jonas.

    Gostei. Não ia ler, mas li. O blog muito escuro, vc de novo com essa de Teatro Mágico... Sério mesmo. Gosto das poesias, as letras são legais, deles.

    Muda esse layout!

    ResponderExcluir
  2. hahauhaau, mesmo escuro eu gosto do blog, afinal preto é pop em todas as horas! o//
    Quanto ao texto lí até o final sim... vou aproveitar a dica do livro e viiiva o Teatro Mágico de ser!

    ResponderExcluir
  3. Ebaaa, adoreiii..
    sintetizou a história e ajudou a arrecadar mais fãs que não aguentava mais ler sobre a tal banda..
    rs

    Já conhecia o livro e a banda e percebi que vc descreveu-as muito bem. Tou adorando seus posts..
    =)

    ResponderExcluir
  4. Vlw galera. A cor do blog talvez eu mude, talvez não, gosto de preto e não encontrei nenhum layout q me agrade.
    Muito bom q tenham conseguido ler td hahah.
    Espero q eu arrecade fãs e não espante. rs

    ResponderExcluir
  5. jonas... vc tah escrevendo muito bem!!!

    parabéns!. li o texto e me entreti do inicio ao fim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...