"As portas da perçepção foram abertas, tudo passa a ser como realmente é: infinito". O efêmero passa a ser intenso, mais intenso do que nunca. A vida é vista no seu sentido pleno, nada se esvai a ela. Não há mais fim nem começo, a mentira confunde-se com a verdade, no fundo sempre foi o mesmo. E...O portal da mente é aberto...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Demasiado Racional



            Certa vez parei... pensei...e pensei...E me perguntei o por que  desta insistência de nós humanos em  pensar, em deixar de lado o que temos de natural e espontâneo.
            Vivemos uma racionalização excessiva de tudo a nossa volta, fenômeno que não ocorre apenas no mundo ocidental como propôs Max Weber a alguns séculos. Hoje tudo segue preceitos que não de fato “humanos”. Sentimentos estão cada vez mais em baixa na bolsa de valores chamada vida, são vendidos a cifrões.
            O homem teve a arrogância de se posicionar acima de outros animais por ter a faculdade de pensar, e hoje sofre as conseqüências de ser tão racional. Precisamos ser mais “humanos”, “ser essência muito mais”, afinal deixamos diversas vezes de viver e ser felizes por sermos demasiadamente racionais.
            Estamos nos tornando reféns do tempo, perdemos o controle sobre ele. Vêem-se cada vez mais pessoas com o que chamam de depressão, mas como diz Patch Adams, não passa de solidão e falta de amor.
            A internet toma conta de nossas vidas e esquecemos o corpo a corpo, as inter-relações são cada vez mais virtuais. As coisas passam, e o homem mais do que nunca perdeu o controle sobre seu próprio rumo, se ver discutir de economia, de política, mas não se fala da vida, não apenas nossas vidas, mas a vida que nos cerca e que com a insaciável sede de poder destruímos mais e mais.
            A vida não deve ser regida apenas pela razão, afinal ela é previsível, por que viveríamos se estivéssemos fardados a ser o quadrado da hipotenusa. Temos que ser cinco mesmo sendo resultado de dois mais dois, isso é o que nos faz mais humanos e menos maquinas.

6 comentários:

  1. Eu acho importante ser racional, mas baseando-se numa comunhão entre aquilo que eh espiritual ou sentimental, como queira, com um balanço de equilibrio entre esses dois extremos. Deve-se sim ter essa simbiose, pq se formos "humanos" demais como vc pensa, tb exageramos, e o mundo ja pecou demais por muita humanizaçao, n esqueçamos a epoca do poderio catolico onde o que imperava era essa "humanização de Deus", hj temos a racionalizaçao de Deus, o certo deveria ser um equilibrio, Ciencia e religiao.. pode parecer fuga de tema... mas eh bem disso que se trata. abraços Nego, continue escrevendo

    ResponderExcluir
  2. Bem não foi bem essa "humanização" excessiva que queria pregar, na verdade minha intenção era alertar para os valores espirituais sim (não necessariamente Deus) que estão sendo esquecidos. Na epoca do teocentrismo, isso era utilizado por alguns para ter poder, o q não deixava de ser racional.
    Vlw pelo comentario socrates, é nois.

    ResponderExcluir
  3. Ser bicho e se encontrar com a natureza da essência humana. Ser gente e se encontrar com os sentimentos seus e do mundo. Ser espírito e descobrir a ritualística de existir, amar e viver simplismente.

    Adorei o texto Pinheiro, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. "sclap, sclep, sclep", é o somziinho das palmas que ecoam em frente ao meu not agora. Parabéns pelo texto Jonas, entendi a necessidade de humanização que você contrapõe ao nível em exarcebarmos nossa razão, e é bem como costumo dizer, eu realmente não sei se precisamos "rumar" a globalizar o homem ou humanizar o globo. Agora, com parte da minha remanescente "exatas", eu sou resultado de um mais um, mesmo que meu limite tenda a um. Além do mais, não somente somos como temos que ser mais de 5 e além pra alcançar um delta na questão.

    ResponderExcluir
  5. Vlw galera, "sejamos essência" muito mais!
    abç

    ResponderExcluir
  6. "A internet toma conta de nossas vidas e esquecemos o corpo a corpo, as inter-relações são cada vez mais virtuais. "
    Tudo bem, é fato, mas não dá pra negar que graças a essas relações inter-pessoais virtuais se estabelecem vínculos muito fortes entre as pessoas e muitas vezes sai do virtual para a real life. ¬¬

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...