"As portas da perçepção foram abertas, tudo passa a ser como realmente é: infinito". O efêmero passa a ser intenso, mais intenso do que nunca. A vida é vista no seu sentido pleno, nada se esvai a ela. Não há mais fim nem começo, a mentira confunde-se com a verdade, no fundo sempre foi o mesmo. E...O portal da mente é aberto...

domingo, 3 de janeiro de 2010

Somos todos brasileiros

Pra começar o ano com mudança!!


Muito se fala da visão equivocada e preconceituosa que o Brasil possui no exterior, sobretudo nos países desenvolvidos, a de país que possui apenas futebol, carnaval e belas praias.
Entretanto se nos atentarmos para dentro do país, veremos que nele existe dissidências, preconceitos e estereótipos, apesar de sofrermos do mesmo externamente. A divisão geopolítica brasileira, e a forma como pensa as populações dessas regiões sobre as demais, evidencia esse nosso "preconceito interno". Os "sulistas" (refiro-me as pessoas do sudeste e sul) tem preconceito com relação aos nordestinos, e demais regiões, devido ao sudeste e sul serem as regiões mais desenvolvidas do país, pelo menos em termos econômicos. Em São Paulo baiano é sinônimo de preguiça, ou festeiro, o mesmo ocorre com o paraibano no Rio de Janeiro.
A dissiminação destes esteriotipos está na mídia, e como as principais e mais influentes empresas de comunicação se encontram no sudeste, há a maior evidencia de discriminação pra com as outras regiões.
O problema toma outra dimensão se pensarmos que o mesmo preconceito e aversão ocorre na relaão interior/capital em todo o país.
O povo brasileiro é fragmentado, e parece não se ver como um único povo. O Brasil só dará o primeiro passo para ser respeitado no exterior, quando o sentimento de nacionalismo presente na copa do mundo, esteja presente em cada brasileiro a todo tempo, aí sim podemos começar a pensar nosso país como uma potência.

Um comentário:

  1. bom texto... tipo assim, comigo já acontece um pouco o contrário, em época de copa o nacionalismo ñ fala nem auto nem alto... prefiro torcer pra Argentina. Já em outros termos sou bastante nacionalista, gosto de musica brasileira, gosto de peças, filmes q falem de nossa gente...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...