"As portas da perçepção foram abertas, tudo passa a ser como realmente é: infinito". O efêmero passa a ser intenso, mais intenso do que nunca. A vida é vista no seu sentido pleno, nada se esvai a ela. Não há mais fim nem começo, a mentira confunde-se com a verdade, no fundo sempre foi o mesmo. E...O portal da mente é aberto...

sábado, 16 de janeiro de 2010

Lembraram que existe o Haiti!

O mundo mais uma vez volta seus olhos para mais uma tragedia, o terremoto no Haiti, que segundo estimativas matou cerca de 200 mil pessoas. O acontecimento desancadeou uma onda de solidariedade das diversas nações mundiais.
O Haiti sempre foi deixado de lado, principalmente por ter sido a única colônia das américas em que os escravos africanos conseguiram tomar o poder, 400 mil escravos se rebelaram contra 30 mil colonos, se tornando um país negro. E assim como a África, se tornou uma parte do mundo esquecido, largado a própria sorte.
Nos ultimos anos o Haiti vem sofrendo uma intervenção no minimo duvidosa da ONU(ou seria EUA?!) com intuito de intaurar uma suposta paz.
fato é que, em tempos comuns nada é feito pelas periferias globais, sem que estejam recheados de interesses econômicos. O comentario do cônsul-geral do Haiti no Brasil, George Samuel Antoine, reflete o pensamento das grandes potencias mundiais. "Acho que de tanto mexer com macumba, o africano tem em si uma maldição. Todo lugar que tem africano tá foda". Foda caro cônsul, foi o "holocausto africano", onde milhões de negros foram arrancados de seu continete, morrendo boa parte no caminho para o "Novo Mundo". E os que chegaram, construiram as riquezas das hoje potencias, que ingnoram o continete. Essa é a "maldição que o africano te em si", cor da pele ainda significa poder.
Neste ano será relaizada a primeira Copa do Mundo de futebol na Africa. Seria um sinal de que as coisas estão mudando? Ao que parece não, um site alemão hoje vende coletes a prova de balas personalizados com as bandeiras das seleções que vão à Copa.
O que países como o Haiti necessitam, é de ajuda a todo momento, não só em tempos como esses, é preciso que as potencias globais, que são as principais culpadas pelo estado destes países, preocupem-se menos em expandir seus impérios, e olharem, sem interesses próprios, para os países miseráveis.

4 comentários:

  1. é isso aí... não acredito em macumba, por isso ñ ligo pra quem pratica (mas pra ser simcero... já que nesse mundo louco, digital e virtual podemos ser, acredito um pouquinho, tenho medo do desconhecido tbém)

    acho imprecionante o preconceito de nós com nós mesmos, outro tópico antecedente desse fala isso sobre nossa própria terra...

    é hora de acabar com isso... já que o mundo ta acabado!

    ResponderExcluir
  2. Rony, "macumba", como tantas outras coisas, é vitima de preconceito, e acabou recebendo conotaç]ão de coisa ruim, se aprofunde um pouco nas religioes africanas pra vc ver, eles cultuam os seu deuses e tem seus cultos como qualquer outra religião!

    ResponderExcluir
  3. Tal como a macumba vártias características foram associadas de tal forma apenas para benefício próprio.
    Não é utopia tentarmos mudar, se cada um mudar o seu mundo e seu modo de ver as coisas começam a caminhar para um bom lugar.

    Beijos e queijos!

    ResponderExcluir
  4. "Para haver uma revolução em grande escala, e´necarrio q antes uma revolução individual da pessoa" jah dizia Jim morrinson
    Vlw pelo comentario!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...