"As portas da perçepção foram abertas, tudo passa a ser como realmente é: infinito". O efêmero passa a ser intenso, mais intenso do que nunca. A vida é vista no seu sentido pleno, nada se esvai a ela. Não há mais fim nem começo, a mentira confunde-se com a verdade, no fundo sempre foi o mesmo. E...O portal da mente é aberto...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Brasil composto de africa

Escrevi o seguinte texto para um concurso de redação do meu colegio, inicialmente não gostei, mas acabei ficando em segundo lugar.Ele é uma critica a noss visão da Africa.

Brasil composto de África

Na atual sociedade brasileira há um estereótipo de negação da cultura negra, ele é passado nas nossas escolas, televisões, jornais e até mesmo em nosso modo de falar e de agir. Pouco se discute África, sem se falar de escravidão e subalternidade.
A cultura africana é a principal base da nossa, ela é mais do que uma simples influencia. Entretanto, nos livros didáticos, estudamos uma história eurocêntrica, e o que se fala da África, se restringe a escravidão, não é citado os pontos positivos do continente. É esquecido a forma com que os negros foram literalmente “ arrancados” de suas terras natal.
Essa visão não se restringe aos livros didáticos, a mídia é um dos maiores difusores deste “estereótipo de negação da cultura negra”. Dificilmente se vê na TV algo da África que não seja imensos desertos, savanas, guerras civis e miséria. Este estereótipo também é alimentado por expressões usuais do cotidiano, tal como “a coisa está preta”, usado para descrever situações ruins. Esquece-se que somos negros, independente do fenótipo claro ou preto.
A cultura negra/africana é muito mais do que é mascarado pela sociedade. Ela está bem mais presente do que o que se imagina, é impossível falar de Brasil sem citar África. Se afirmar como negro, é se afirmar brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...