"As portas da perçepção foram abertas, tudo passa a ser como realmente é: infinito". O efêmero passa a ser intenso, mais intenso do que nunca. A vida é vista no seu sentido pleno, nada se esvai a ela. Não há mais fim nem começo, a mentira confunde-se com a verdade, no fundo sempre foi o mesmo. E...O portal da mente é aberto...

sexta-feira, 26 de março de 2010

Renato Russo, um ídolo atemporal



Hoje se estivesse vivo, Renato Russo, líder de uma das maiores bandas do rock nacional, completaria 50 anos. Em um post anterior, na data do aniversário de morte do "filho da revolução", fiz um breve resumo da minha opinião sobre este gênio da nossa musica (http://jpopinioes.blogspot.com/2009/10/nao-foi-tempo-perdido.html). Porém não poderia deixar passar em branco uma data tão importante como essa , há 50 anos o mundo era presenteado com o nascimento deste grande cantor e compositor.
Viveu em meio a uma época em que falar o que se pensava era privilegio, uma geração acostumada a receber os "enlatados dos U.S.A de nove às seis", a qual denominou sugestivamente de coca-cola.
Viver uma época de repressão fez aflorecer todo um senso de político presente em musicas como "Veraneio Vascaína" (ainda na época de sua primeira banda o Aborto Elétrico), "Que país é este?" e outras. Renato, em suas letras não só falava de política, sabia falar de amor e de seus conflitos como poucos. Quem não se emociona ao ouvir musicas como "Vento no litoral"?!
Essa versatilidade, e essa capacidade de entender, sobretudo o jovem, quando ninguém parecia se preocupar com o "futuro do país", fez do líder da Legião Urbana uma das personalidades mais adoradas da nossa musica. Alguns o adoravam como um deus, e a cada dia surge mais fãs, como eu, que nem chegaram a vivenciar este momento.
Fica então a minha homenagem a um dos meus grandes ídolos, que nunca vai deixar de ser atual,e de ser lembrado por toda sua obra, e importância no cenário da musica brasileira.

"Urbana Legio Omnia Vincit".

2 comentários:

  1. eu fui fã do Legião. Sei TODAS as músicas até o disco 4. Depois disso comecei a não gostar mais. Tudo foi ficando depressivo demais e não combinava mais comigo. Mas adoro aqueles roquinhos do 1, do 2.

    ResponderExcluir
  2. Ah sou muito fã deles, minha banda preferida!!
    Realmente a banda, sobretudo o Renato, tem uma fase meio obscura mas ainda assim eu gosto!1

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...