No ultimo dia 19, quarta feira, aconteceu algo histórico na luta contra a corrupção em nosso país, foi aprovada pelo senado a lei da Ficha limpa, que impede o registro das candidaturas de candidatos que respondem por crimes graves na justiça. O projeto agora segue para a sanção do presidente Lula.
O fato de uma lei dessas ser aprovada num país como o Brasil, que é marcado pela corrupção, já é de uma importância tamanha, levando-se ainda em conta que graças a ação popular ela conseguiu ser votada e aprovada, se torna um fato mais importante ainda.
Para quem não conhece o projeto da Ficha Limpa, ele foi organizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que utilizou a internet para causar uma mobilização na população brasileira e conseguir levar o projeto a votação. Foram mais de dois milhões de assinaturas digitais a favor da aprovação do projeto, através do site Avaaz, um site de mobilização global que tem o intuito de possibilitar uma maior participação do publico em questões de cunho social em volta do globo. Avaaz significa voz em algumas línguas asiáticas, e o objetivo frisado pelos criadores é que o site tem “uma simples missão democrática: acabar com a brecha entre o mundo que nós temos, e o mundo que queremos.”.
Mesmo sendo levado para a votação, alguns deputados queriam mudar o projeto, mas de novo através da Avaaz o povo conseguiu que se mantivesse o original sem as emendas que favoreceriam a certos candidatos. A luta agora é para a lei começar a valer já nestas eleições, apesar da pressão por parte de alguns deputados e senadores que consideram a validade imediata dela inconstitucional.
O projeto da lei da Ficha Limpa é uma grande vitoria da democracia brasileira, é a prova de que o povo tem o poder de tomar decisões políticas não só de dois em dois anos. Que este fato sirva de exemplo para lutarmos por um país mais justo. Participe desta luta. http://www.avaaz.org/po/.